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quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

AGENCIAMENTO MARÍTIMO

AGENCIAMENTO MARÍTIMO

AGENCIAMENTO MARÍTIMO 

O que é o agenciamento marítimo/shipping agency ?

As agências marítimas são mandatárias do armador ou afretador em cada porto. Os agentes são responsáveis por fazer circular informações essenciais entre todas as partes envolvidas no transporte marítimo, como o armador também conhecido como carrier, o afretador, as autoridades portuárias e os despachantes aduaneiros.

Eles são uma conexão entre o navio e os portos, fornecendo às autoridades todos os dados necessários ao trâmite tanto de chegada ao porto e atracação do navio quanto para liberação da embarcação, da carga e da tripulação.

Imagine, por exemplo, que um navio tramp (avulso) de carga com bandeira chinesa e que leva uma tripulação filipina deseja entrar em um porto brasileiro. A coordenação de todas essas variáveis junto às autoridades portuárias envolve uma série de minúcias particulares a cada porto, e dificilmente o armador, teria domínio sobre todos elas.

Já uma agência marítima local possui expertise sobre os detalhes envolvidos em cada porto em que atua. Por isso, pode providenciar todos os documentos necessários às operações do navio dentro dos prazos devidos, além de conhecer os fornecedores locais e ter um bom relacionamento com as autoridades.

A nomeação da agência marítima

O agenciamento marítimo é considerado parte das despesas portuárias, e o pagamento dele fica a cargo do armador, em geral. Mas, não necessariamente, é ele quem vai escolher a agência.

A definição de qual parte é responsável por essa escolha é prevista no contrato de afretamento, ou Charter Party. Caso recaia sobre o afretador, é importante que ele já tenha uma agência em vista no momento de assinar o contrato com o armador.

Nos casos em que o afretador nomeia o agente marítimo, o armador ou carrier, tem o direito de nomear outro agente — denominado agente protetor ou protecting agent. Ele atua, especificamente, na garantia dos interesses do armador na operação, embora não seja responsável pelos trâmites da liberação do navio.

Por que você precisa contratar uma agência marítima?

Do ponto de vista do afretador, o agente marítimo é uma peça-chave em diversas frentes da operação. Ele atua não apenas na regularização dos documentos necessários, como também fornece informações preciosas de inteligência de mercado e portuárias.

A seguir, confira algumas vantagens que a contratação de uma boa agência marítima é capaz de oferecer:

Auxílio com a documentação

Cada porto tem exigências próprias de documentação. As autoridades portuárias e órgãos como a Anvisa, o Ministério da Agricultura e o Ibama também exigem informações e certificações específicas, dependendo do tipo de carga transportada. Há ainda os trâmites envolvidos na chegada de uma tripulação estrangeira, que pode necessitar de auxílio com os vistos.

Cuidar de tudo isso e mais — como controle de contêineres e cobrança de estadia (demurrage) — é responsabilidade do shipping agent. Ele analisa as exigências de cada autoridade e recolhe todas informações com os atores envolvidos nas operações. Assim, faz o cadastro dos dados que geram o Documento Único Virtual (DUV), essencial para embarcações atracarem no Brasil.

A Anvisa, por exemplo, exige o Certificado de Livre Prática para o embarque e desembarque de viajantes, cargas ou suprimentos. Esse certificado só é emitido mediante pagamento de uma taxa. Mas, esse pagamento só é acusado depois de 48 horas da realização, e a Anvisa, por sua vez, analisa as informações somente após a taxa estar compensada. O preenchimento das informações e o pagamento precisam ser realizados com dois dias de antecedência à chegada do navio ao porto, portanto.

Esse exemplo pode parecer simplório, mas representa apenas um dos diversos documentos e especificações que envolvem as operações marítimas. Cuidar de todos esses detalhes não é uma tarefa simples, e descuidar de algum deles pode significar atrasos onerosos. O descuido com o certificado de Livre Prática, por exemplo, pode resultar em dias fora da barra para um navio.

Otimização da inteligência de mercado e portuária

As melhores agências marítimas atuam nos portos brasileiros há décadas. Além de terem acesso ao line-up (lista de navios esperados) diário com a previsão de todos os navios que chegam ao país — com informações sobre quantidade de cargas, origem e destino das embarcações —, elas têm um longo histórico de informações que podem prover inteligência de mercado aos clientes.

Na prática, o acúmulo de dados reunidos pelas agências permite realizar análises preciosas para leituras de mercado, possibilitando que o afretador conheça, por exemplo, os detalhes sobre importações e exportações das commodities com que trabalha.

O agente marítimo também é essencial para levantar informações sobre cada porto. Além de cada um ter características e regras específicas, elas podem mudar a qualquer momento. Portanto, é importante que o afretador conte com um mandatário local que fique atento a essas mudanças assim que elas ocorrerem.

Além disso, as grandes agências contam com agentes em diversos portos, o que facilita a troca de informações entre os profissionais, caso o charterer opere em mais de um ponto da costa. Dessa forma, ele evita o retrabalho de fornecer dados básicos para as agências repetidas vezes.

Melhorias na produtividade

Um bom agente marítimo também pode ajudar a melhorar a produtividade do seu contratante. Como atenta a tudo o que acontece no porto, é capaz de informar rapidamente se há condições favoráveis ou desfavoráveis para a chegada do navio — se uma carga não pode ser submetida à chuva, por exemplo, é importante haver um acompanhamento das condições climáticas em tempo real.

Uma agência marítima experiente pode ainda orientar o contratante sobre questões logísticas, como os terminais com melhor custo-benefício para abastecimento, disponibilidade de armazenagem nos terminais, quantidade e disponibilidade de carga para embarque e indicação dos melhores fornecedores para serviços como fornecimento de provisões para navio, carro ou lancha para a tripulação e transporte de peças de reposição.

Quais são os diferenciais da Wilson Sons?

Como você pôde perceber até este ponto do artigo, o agenciamento envolve uma série de fatores muito importantes para o sucesso do transporte marítimo. A escolha de uma agência inexperiente ou sem muitas referências é um dos grandes erros que um afretador ou o armador podem cometer, porque ela coloca todo o afretamento em risco.

A Wilson Sons é uma boa escolha, em primeiro lugar, devido ao longo tempo de experiência nesse mercado. A empresa foi o primeiro negócio do Grupo Wilson Sons, que atua há mais de 180 anos na costa brasileira, sendo uma das companhias mais antigas do país. A expertise do Grupo vai além do agenciamento e passa por atuação em apoio marítimo a operações offshore, indústria naval, logística, rebocagem portuária e oceânica e segmentos de terminais portuários.

E mais: é a única que cobre toda a costa do Brasil, enquanto muitas outras trabalham com “subagências” (subcontratados) em cada porto. Isso é importante para que você possa contar com agentes integrados em todo o país. A empresa mantém ainda representantes exclusivos na China e na Europa

Outro diferencial da Wilson Sons é a especialidade em diversos segmentos, o que garante alinhamento com clientes de áreas como agrobusiness, siderurgia, mineração, óleo e gás.

fonte: https://pt.wilsonsons.com.br/agenciamento-maritimo-o-que-e-e-por-que-e-importante-contratar/#.X8zFpfZ7jJ8.whatsapp

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