Breaking

logo

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

ARMADOR

ARMADOR

 ARMADOR 

ARMADOR

O QUE É ARMADOR E SEU PAPEL NO COMÉRCIO EXTERIOR

O transporte marítimo movimenta diversos tipos de mercadorias entre os portos. Os armadores são os profissionais ou empresas responsáveis por fazer este trabalho, equipando e mantendo os cargueiros. Mas quando o assunto é transporte marítimo podem surgir dúvidas sobre as diferenças entre o armador, a agência marítima e o NVOCC. Confira quais são as características de cada tipo de transporte marítimo no comércio internacional.

Armador

É a empresa ou mesmo uma pessoa física encarregada de realizar o transporte marítimo, seja local ou internacional. O armador executa toda a operação e transporte de cargas de um porto a outro, opera os navios e rotas já existentes no comércio internacional.

O armador pode ser proprietário dos navios ou então possuir a concessão para utilizar navios e contêineres de terceiros. O país de registro das atividades do armador também não é necessariamente o mesmo do navio. Por questões tributárias, muitos armadores operam com navios de outros países, que oferecem mais vantagens fiscais. A maioria dos armadores que operam no Brasil possuem navios ou são concessionários de embarcações com bandeiras estrangeiras.

Há diversos tipos de navios, como os graneleiros (transporte de produtos a granel, como grãos), petroleiros, navios de carga, porta-contêineres, entre outros. Os maiores armadores do mundo hoje são a dinamarquesa Maersk Line, a italiana MSC, a francesa CMA CGM e a alemã Hamburg-SUD.

Agência Marítima

A agência marítima é a empresa que faz a intermediação entre o cliente (importador/exportador) e o armador. A agência é como se fosse um representante em um país e geralmente pode ser uma filial do próprio armador ou uma empresa prestadora de serviços.

Essas agências cumprem diversas funções dentro do comércio internacional. Elas são responsáveis pelo ingresso da carga ao interior do navio, controle de operações de carga e descarga, além de cuidar de toda a parte burocrática e financeira, como receber o valor do transporte, atuar na prestação de informações aos órgãos de controle e fiscalização.

NVOCC

NVOCC é uma sigla que significa Non-Vessel Operating Common Carrier, ou seja, o transportador comum não proprietário de navio. É um armador que não possui nenhum navio, mas que faz o transporte marítimo nas embarcações de armadores. Desta maneira, o transportador tem o controle de uma parte do navio, sem assumir responsabilidade pela administração dele.

O foco destes transportadores são as mercadorias em pouca quantidade e em lotes pequenos. Para os armadores é mais vantajoso trabalhar com grandes volumes de mercadorias, com as cargas que preenchem todo um container. Para despachar ou receber quantidades fracionadas o NVOCC acaba sendo uma opção melhor para os clientes. Assim, varias cargas fracionadas são reunidas por vários embarcadores, que fecham um lote para fazer o transporte.

Há empresas NVOCC que transportam qualquer quantidade de mercadorias e garantem seu embarque, por isso acabam atraindo clientes que trabalham com volumes pequenos. No caso do armador, ele tem que esperar a chegada de mercadorias com origem em diversos clientes para fechar um container e assim prosseguir com o transporte

fonte: http://accamposcomex.com/blog/o-que-e-armador-e-seu-papel-no-comercio-exterior/

Disclaimer: Images, articles or videos that exist on the web sometimes come from various sources of other media. Copyright is fully owned by the source. If there is a problem with this matter, you can contact