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domingo, 5 de abril de 2020

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico: entenda como criar e gerenciar a estratégia da sua organização!

Planejamento Estratégico



















Planejamento Estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. 
Desde o tempo das guerras, a humanidade já utilizava o planejamento estratégico para vencer batalhas difíceis. Dessa forma, os soldados eram preparados para entender o que deveria ser feito, por que deveria ser feito e como deveria ser feito. Com o tempo, essa mesma lógica passou a ser aplicada também no campo da administração de empresas. A partir desse momento, as organizações começaram a pensar mais profundamente nas suas táticas de jogo.
Se você parar um minuto e pensar, verá que existem muitas semelhanças entre um campo de batalha e o mercado. Mas como vencer os adversários em um cenário cada vez mais competitivo? Quais as melhores práticas para alcançar o sucesso com agilidade e resiliência? Assim como tudo na vida, a continuidade de uma organização exige algum tipo de preparação.
Nós sabemos que muitos administradores ainda possuem dúvidas sobre como pensar estrategicamente. A proposta deste texto é trazer informações relevantes, que possam te ajudar a tomar escolhas assertivas para o seu negócio. Esperamos que você aproveite nossas dicas e consiga criar e gerenciar a estratégia da sua organização da melhor forma possível!
Se você preferir, pode fazer o download desse texto em formato de e-book para ler quando e onde quiser!

Este post vai abordar:


Acompanhe o texto ou navegue no índice para ir diretamente ao assunto de seu interesse. Boa leitura!

O que é Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico funciona como um GPS, que aponta o melhor caminho para alcançar um destino. Em outras palavras, a empresa reconhece a situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos.
Logo, o planejamento requer, em primeiro lugar, a definição de uma visão de futuro. Se você não sabe para onde quer ir, fica difícil estabelecer uma rota. A partir do destino desejado, monta-se o caminho que deverá ser seguido. Se no meio do caminho alguma rua estiver interditada, será preciso ajustar a rota.
A partir dessa definição é possível pensar em alguns aspectos essenciais do planejamento estratégico. Conheça-os agora:

7 características do Planejamento Estratégico

1. Exige esforço organizacional contínuo

planejamento estratégico é (ou pelo menos deveria ser) responsabilidade de todos na organização. Muitas vezes existe a falsa impressão de que planejar a estratégia cabe apenas ao comitê estratégico. Mas isso não passa de uma ideia equivocada sobre o planejamento.
Para que os objetivos sejam atingidos é necessário o envolvimento de todos os colaboradores. É claro que uns participarão com mais intensidade do que os outros. Mas, ainda assim, trata-se de uma conquista coletiva. Ter essa percepção é muito importante.

2. Requer leitura compartilhada da organização e do ambiente

Já que o planejamento estratégico exige esforço coletivo, é preciso que todos estejam na mesma página. Isso significa ter acesso às mesmas informações e possuir uma visão comum do negócio. Afinal, as pessoas possuem vivências, desejos e opiniões diferentes. Isso não é necessariamente negativo, mas se a discussão não for bem conduzida, pode gerar alguns obstáculos.
O segredo para dar certo está em criar pontos de conexão que demonstrem convergência e façam com que diferentes ideias se encaixem! Existe um potencial criativo muito grande ao explorar a divergência de ideias. Basta que saibamos utilizar da forma adequada.

3. Pressupõe uma vantagem competitiva

Para organizações com fins lucrativos, a vantagem competitiva é a relação de benefícios percebidos pelo cliente ao final da sua jornada de compra. Normalmente ela é determinante na hora do cliente escolher por uma empresa X ou Y. A vantagem competitiva é também o coração do planejamento estratégico, já que todo plano vai se estruturar em torno dela.
Sem um diferencial fica quase impossível competir no mercado. No caso de organizações sem fins lucrativos, a ideia de vantagem competitiva pode ser substituída pelo alcance de um propósito, por exemplo.

4. Traduz a estratégia em iniciativas concretas

A estratégia de uma organização deve ser desdobrada em partes menores para que ela seja factível e alcançável. Na formulação estratégica são detalhados temas, objetivos e iniciativas estratégicas. As iniciativas estratégicas são os componentes que representam a execução das mudanças da empresa para que os objetivos sejam alcançados. Logo, precisam ser muito bem pensadas dentro do planejamento estratégico. Normalmente essas iniciativas incluem planos de ação, projetos e programas.

5. Integra todas as camadas da organização

As pessoas precisam estar engajadas na construção do planejamento estratégico. Por isso, é fundamental estabelecer um cenário de união e ajuda mútua. A troca de conhecimento e experiência é o motor que mantém a organização funcionando a todo vapor. Além disso, o trabalho em equipe é a única maneira possível de atingir os objetivos de uma empresa. Sem esforços coordenados e sintonizados, a organização provavelmente não alcançará a estratégia.

6. Conduz a uma visão de negócio futuro

O planejamento estratégico deve perseguir um propósito que reflita as mudanças. O futuro precisa ser melhor que o passado. Nesse sentido, o propósito deve ser válido, factível, interessante e difícil. Equilíbrio é a palavra-chave nesse momento. É normal que cada área da organização deseje aparecer no planejamento estratégico, mas é preciso focar naquilo que realmente importa e traz resultados a longo prazo.

7. Demanda monitoramento do percurso

O planejamento estratégico funciona como um GPS e, como tal, também permite ajustes na rota. Mas ainda que seja feito um planejamento muito bem elaborado, existem alguns fatores externos sobre os quais não se tem controle. Esses fatores externos podem influenciar de formas diferentes na estratégia organizacional e, algumas vezes, podem ser necessárias adaptações. Para isso, é preciso ficar ligado e acompanhar a execução.
Para se aprofundar nesse tópico, leia o artigo sobre o que é e quais as características do planejamento estratégico.
Mesmo que você já saiba qual o conceito de planejamento estratégico, ainda pode estar se perguntando por que uma estratégia precisa estar vinculada a um planejamento e como saber se ele realmente faz diferença no sucesso da estratégia. É o que a gente vai te contar agora!

Importância do Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é importante porque serve como um guia para todas as ações que serão feitas durante um período na empresa. Ele ajuda a administrar a quantidade de tempo, recursos e energia empregada na estratégia. Além disso, também auxilia a reconhecer problemas e identificar melhorias.
Mas, por que planejar o futuro se ele pode mudar a qualquer momento? O objetivo do planejamento estratégico é garantir que os esforços empregados na conquista dos objetivos estratégicos realmente valham a pena.
Existe uma série de requisitos que o planejamento estratégico precisa cumprir para realmente fazer a diferença. São eles:

1. Resumir o propósito da organização

O propósito é aquilo que a empresa deseja alcançar ou atingir. O planejamento estratégico proporciona uma análise sobre o presente e reflete sobre como as ações feitas hoje impactam no futuro. Por isso dizemos que o planejamento resume o propósito da organização e possibilita uma leitura comum da empresa. Isso é muito positivo em termos de assertividade e alinhamento entre todos os envolvidos na estratégia.

2. Facilitar o entendimento da estratégia

Uma boa estratégia precisa ser simples e factível. Com um planejamento estratégico bem estruturado, é possível aumentar a compreensão dos colaboradores sobre a estratégia da empresa. Isso porque o planejamento envolve todo um processo de integração e discussão da estratégia em grupos de trabalho. Dessa forma, as pessoas participam e se engajam mais. Uma boa maneira de facilitar o entendimento da estratégia é dividi-la em grandes temas, como Internacionalização ou Expansão Geográfica, por exemplo.

3. Detalhar a execução da estratégia

O planejamento estratégico divide a estratégia em objetivos, indicadores e iniciativas estratégicas. Esse exercício de detalhamento torna o planejamento executável, pois pega um grande tema abstrato e o transforma em uma ação prática. Um planejamento desdobrado em partes menores deixa de ser um bicho de sete cabeças e traz as ações para o dia a dia da empresa. Torná-lo abstrato ajuda muito as pessoas na compreensão do futuro da empresa, como persegui-lo, como chegar lá. O plano de execução torna a estratégia mais compreensível.

4. Motivar as pessoas na busca pela visão de futuro

As pessoas fazem parte de todas as etapas de um planejamento estratégico. Por isso, elas precisam estar motivadas e acreditar no potencial da estratégia. Nesse sentido, a contribuição do planejamento estratégico gira em torno de trazer visibilidade para as principais informações acerca da estratégia. Se as pessoas compreenderem o papel delas no futuro da empresa, elas se sentirão mais motivadas a perseguir as metas.

5. Estabelecer governança de execução da estratégia

Também é função do planejamento estratégico definir uma governança de execução para a estratégia. Isso significa criar políticas e regras que garantam que as pessoas ajam em função do interesse coletivo (da empresa) em vez de seus próprios interesses. A governança de execução da estratégia estabelece processos e responsabilidades e fornece mais controle sobre o andamento do planejamento.

6. Prever um modelo de execução flexível

Uma das características de um bom planejamento estratégico é a sua flexibilidade. Flexibilidade é a capacidade do planejamento se adaptar às mudanças. É diferente de volatilidade, que caracteriza um planejamento que muda com facilidade, pois não consegue se sustentar. A flexibilidade é essencial para a execução da estratégia, pois existem variáveis que não podem ser previstas. As variáveis de mercado, por exemplo, se enquadram bem nessa definição.

7. Separar a estratégia da operação

É claro que a estratégia e a operação estão interligadas. Contudo, existem momentos em que elas precisam ser separadas. Um desses momentos é durante o planejamento estratégico. Sem essa separação pode ser que a operação acabe consumido todo o tempo que deveria ser dedicado à estratégia. O segredo aqui é equilíbrio. Então, mantenha um olho no peixe e outro no gato!
Deseja entender mais sobre esses aspectos? Leia o artigo sobre importância do planejamento estratégico e tire todas as suas dúvidas! A seguir, vamos entender melhor sobre quais os tipos de planejamento estratégico existentes e o que caracteriza cada um deles. Vamos lá?

Tipos de Planejamento Estratégico

Embora não exista consenso quanto às nomenclaturas, o planejamento estratégico pode ser classificado de 3 formas: nível organizacionalprofundidade e abordagem.

Classificação 1 – Nível Organizacional

É a classificação feita de acordo com a posição hierárquica da empresa. Está dividida em três tipos de planejamento: estratégicotático e operacional.

Planejamento Estratégico

É aquele que se refere ao negócio ou a uma visão macro da organização. Se divide em:
  • Planejamento Estratégico de Negócio: trata de um negócio específico. Mesmo em caso de empresas com mais de um negócio, é necessário fazer um plano para cada.
  • Planejamento Estratégico Corporativo: aborda a estratégia de forma geral, estabelecendo linhas gerais para os vários negócios. Pode ser usado como complemento dos planejamentos de negócio, funcionando como guia.

Planejamento Tático

Determina como a estratégia será executada em determinado contexto. Se divide em:
  • Planejamento Estratégico de Unidade de Negócio: focado em uma subdivisão do negócio.
  • Planejamento Estratégico de Unidade de Suporte: focado em uma área que presta serviços para outras unidades de negócio.
  • Planejamento Estratégico Departamental: focado em uma área ou setor.
  • Planejamento Estratégico Individual: focado em um indivíduo.

Planejamento Operacional

Não é exatamente um tipo de planejamento estratégico, mas pode afetar a operação. Responsável por garantir que os processos da organização estejam em concordância com os objetivos estratégicos.

Classificação 2 – Profundidade

É a classificação do planejamento estratégico feita de acordo com o grau de transformação de negócio. Pode ser dividida em: renovação estratégicaatualização da estratégia e replanejamento estratégico.

Renovação Estratégica

Consiste em redescobrir o negócio. Normalmente é feita quando os líderes estão insatisfeitos com a organização ou quando alguma instabilidade grave se aproxima. Na renovação estratégica, existe um grande senso de urgência para que as mudanças aconteçam.

Atualização da Estratégia

É o contrário da renovação estratégica. Na atualização, a estratégia se mantém ou se confirma, ainda que sejam feitas pequenas alterações. Esse tipo de planejamento verifica o andamento do plano de execução e foca em resolver os problemas de implementação.

Replanejamento Estratégico

É um meio-termo entre a renovação e atualização. Nesse tipo de planejamento o impacto das mudanças é muito imprevisível. Pode ser que o planejamento mude drasticamente ou que ele apenas sofra algumas alterações.

Classificação 3 – Abordagem

É a classificação feita de acordo com o jeito de fazer. Ela contempla duas formas: a clássica/tradicional e a contemporânea.

Clássica/Tradicional

Faz uso de metodologias e ferramentas consolidadas no campo acadêmico. Normalmente esse tipo de abordagem foca na resolução de problemas.

Contemporânea

Utiliza metodologias mais modernas na construção do planejamento estratégico, como o Design Thinking, por exemplo.
Para se aprofundar nesse tema, você pode ler o artigo completo sobre tipos de planejamento estratégico.
Como te contamos no começo desse post, a realização do planejamento estratégico requer um grande esforço organizacional. Por isso, é interessante investir em um processo de planejamento estratégico. Mas o que exatamente é isso?

Como definir um Processo de Planejamento Estratégico

processo de planejamento estratégico é o conjunto de passos que deve ser pensado antes de iniciar a construção do planejamento estratégico e a formulação da estratégia empresarial. Esse processo é muito importante para trazer agilidade ao ato de elaborar a estratégia.
Existem três razões que justificam por que é interessante investir um pouco de energia em um processo de planejamento estratégico:
  1. Prazo: o planejamento estratégico pode ser um trabalho infinito. Por isso, é interessante pré-definir um tempo para a sua realização.
  2. Tempo das pessoas: as principais pessoas envolvidas no planejamento são as do alto escalão da empresa. Portanto, o tempo delas é limitado. Com um bom processo de planejamento estratégico é possível encontrar soluções para aproveitar o tempo da melhor forma possível.
  3. Resultado: a qualidade do planejamento está intimamente ligada ao processo previamente escolhido e às escolhas que serão feitas.
Existem algumas recomendações na hora de construir um bom processo de planejamento estratégico:

1. Use uma metodologia

Não é preciso reinventar a roda na hora de fazer o seu planejamento estratégico. Existem metodologias que já foram testadas e comprovadas. Utilize-as a seu favor e as inclua dentro do seu processo de planejamento estratégico. Você também pode contar com a ajuda de uma consultoria externa, que saberá te indicar a metodologia mais completa e adequada para o seu tipo de plano.

2. Foque nas agendas

Para que o planejamento estratégico não se estenda eternamente, é muito importante limitá-lo. Apesar de não existir um tempo ideal para isso, pode ser muito interessante estabelecer um cronograma a partir das agendas do comitê estratégico. Assim você já assegura a disponibilidade deles, sem ter que ficar competindo por data com outras pessoas. Caso isso não seja feito, existe o risco de comprometer o andamento do planejamento estratégico.

3. Conecte pessoas ao planejamento

Embora o planejamento estratégico esteja muito ligado à figura do comitê estratégico, é bastante saudável envolver pessoas de outras áreas. Uma forma de fazer isso é contar com grupos de trabalho, que podem fornecer conhecimento especializado em pequenas partes do planejamento estratégico. Essa comunicação transparente é muito positiva para o trabalho.

4. Escolha um bom mediador

Colocar o CEO da empresa como mediador pode ser uma situação desconfortável para ele e atrapalhar até mesmo o próprio andamento do planejamento estratégico. Por isso, é necessário contar com um mediador neutro. Existem algumas empresas que já contam com profissionais que tem esse papel declarado. Se este não for o seu caso, uma boa saída pode ser contratar um consultor externo para assumir esse papel.

5. Capacite durante o percurso

Ainda que se espere que as pessoas do alto escalão da empresa entendam de tudo, isso nem sempre é verdade. Por isso, é muito importante que o processo de planejamento estratégico preveja momentos curtos de aprendizagem. Dessa forma, todos terão acesso ao mesmo conhecimento e falarão a mesma linguagem. Mas lembre-se de fazer treinamentos rápidos, para que as reuniões não fiquem monótonas.
Deseja se aprofundar neste tema? Leia o artigo sobre processo de planejamento estratégico e descubra mais informações.
Como vimos, existe uma série de ações que precisam ser feitas antes mesmo de iniciar o planejamento estratégico. Mas se você já está na fase de pôr a mão na massa, saiba que existem algumas etapas pelas quais você deve passar ao construir seu planejamento.

Etapas do Planejamento Estratégico

Não existe uma nomenclatura exata sobre as etapas do planejamento estratégico, mas há algumas etapas que são comuns à maioria das organizações. São elas:

1. Avaliação de Ambiente

Consiste na coleta de informações sobre o ambiente interno e externo da empresa. Fornece um panorama dos desafios que a organização enfrentará por causa do mercado e por causa de suas fragilidades de negócio.
Na avaliação de ambiente externo são analisados aspectos como cenário econômico, político e social, comportamento do público-alvo e tendências para o ramo da empresa, mercado, concorrentes, variáveis que vão além dos muros da empresa. Já na avaliação de ambiente interno são analisados pontos fortes e fracos da organização, recursos disponíveis, processos, riscos de negócio, entre outros.

2. Elaboração da Estratégia

Uma das partes mais importantes do planejamento estratégico é pensar a estratégia propriamente dita. Para isso, é preciso ter uma vantagem competitiva bem definida. A vantagem competitiva é aquilo que diferencia uma empresa de outra. Trata-se, portanto, do benefício percebido pelo consumidor. Ou, em outras palavras, a agregação de valor ao cliente.
É também no momento da elaboração da estratégia que são definidos os objetivos estratégicos. Então, para quem usa o Balanced Scorecard (BSC), saiba que sua aplicação começa já nesta etapa.

3. Desenvolvimento do Plano de Execução

O plano de execução é a lista de tudo aquilo que deverá ser feito para alcançar a estratégia pretendida. Ele inclui objetivos, metas, indicadores e iniciativas estratégicas.
  • Objetivo estratégico é o que a empresa deseja alcançar.
  • Indicador estratégico é a mensuração dos resultados de um objetivo ou aspecto do negócio.
  • Meta é a quantificação de um patamar de resultados em um indicador estratégico.
  • Iniciativa estratégica é uma ação, projeto ou programa para executar um objetivo.
Outro ponto muito importante no plano de execução são os acordos de resultados, por meio do qual os participantes alinham expectativas com a empresa.

4. Envolvimento das Pessoas

As pessoas permeiam todas as etapas do planejamento estratégico. Por isso, elas são muito importantes e merecem uma atenção especial. É preciso tornar as pessoas parte da estratégia e estabelecer um canal de comunicação efetiva e transparente com elas. Algumas práticas interessantes para engajar os colaboradores é reforçar missão, visão e valores da empresa, além de apostar em canais de educação, como a universidade corporativa, por exemplo.
Leia o artigo completo e conheça mais sobre as etapas do planejamento estratégico.
Com base nas informações acima você consegue ter mais ou menos uma ideia de qual tipo de planejamento você precisa fazer e quais as etapas necessárias para a sua construção. Agora, vamos ver como um fazer um planejamento estratégico na prática!
Se você quiser saber mais sobre o que é planejamento estratégico, confira o vídeo que preparei sobre o assunto:
Como fazer um Planejamento Estratégico
Depois de conhecer as etapas do planejamento estratégico e definir qual o tipo mais adequado para o negócio, é hora de colocar a mão na massa. Existe uma série de ações que precisam ser tomadas para fazer um planejamento estratégico de qualidade. Conheça o passo a passo para programar o futuro de uma empresa:

1. Escolha as pessoas que serão envolvidas

Selecionar criteriosamente os profissionais que participarão do planejamento estratégico é uma tarefa que exige atenção. Existem alguns papéis e estruturas que precisam ser contemplados no comitê estratégico. Nesta lista está o patrocinador, o mediador, o comitê estratégico e os grupos de trabalho.
  • patrocinador é responsável por assegurar que a elaboração do planejamento estratégico seja uma prioridade da empresa.
  • mediador é aquele que conduz as reuniões estratégicas e facilita as discussões do comitê estratégico.
  • comitê estratégico é o grupo responsável por tomar decisões no planejamento estratégico. Geralmente é composto pelo alto escalão da empresa.
  • Os grupos de trabalho são equipes que participam de uma parte do planejamento estratégico. São compostos por colaboradores que possuem conhecimento especializado em algum assunto que o comitê estratégico não domina.

2. Prepare o calendário de encontros do comitê estratégico

Lembra que te contamos que é muito interessante montar o planejamento estratégico a partir das agendas do comitê estratégico? Este é o momento em que você fará isso. Monte uma lista com todos os decisores da organização e tente conciliar as datas o mais rápido possível. Quanto mais cedo você fizer isso, melhor. Ah, e mais uma coisa: não se esqueça de mobilizar a equipe para proteger esses encontros. Essa é uma função do patrocinador.

3. Planeje o ambiente dos encontros

Depois de ter acertado a data dos encontros, o próximo passo é pensar no local onde ocorrerão as reuniões. Certifique-se de que seja um local agradável e adequado para o tipo de planejamento estratégico que será produzido. Por exemplo, se você for utilizar uma abordagem contemporânea que trabalhe com gestão visual, pode ser que precise de recursos como flipcharts, cartazes, notas autoadesivas… Então, coloque tudo na ponta do lápis para não ficar faltando nada!

4. Escolha as ferramentas certas

Todo bom planejamento utiliza algumas ferramentas na sua construção. Essas ferramentas podem tratar de diversas questões, como: inteligência de mercado, performance management, gerenciamento de projetos, gerenciamento eletrônico de documentos etc.
Existem muitas ferramentas no mercado e a opção por algumas delas deve ser discutida individualmente. Tudo vai depender das necessidades da sua empresa e do tipo de planejamento estratégico que será feito. Então, na hora de escolher, tenha bem claro na sua mente o que você espera da ferramenta. Isso vai ajudar muito.

5. Motive e comunique as pessoas

Pessoas são detentoras de conhecimentos, percepções e análises capazes de transformar a organização. Por isso, é fundamental que saibam da sua importância e participem do planejamento estratégico. É claro que não dá para todos os colaboradores fazerem parte do comitê estratégico. Mas a participação nos grupos de trabalho deve ser muito incentivada.

Estratégias Competitivas para considerar no Planejamento Estratégico

Uma estratégia competitiva é a forma que uma organização compete no mercado. Isso inclui como ela se comporta em relação aos concorrentes e qual o seu tipo de vantagem sobre eles. Portanto, a estratégia competitiva se refere à posição estratégica de competição no mercado que uma empresa adota. Portanto, trata-se essencialmente de um processo de construção e proteção de uma vantagem competitiva única, valiosa para o mercado, aproveitada pela organização e difícil de copiar pelos concorrentes.
A estratégia pode ser construída “de fora para dentro” ou “de dentro para fora”:
  • Estratégia “de fora para dentro”: é aquela que olha primeiro para o mercado para depois pensar em formas de competir que estejam dentro dos seus limites.
  • Estratégia “de dentro para fora”: é aquela que olha primeiro para os recursos e capacidades da empresa para depois pensar nas exigências do mercado.
É importante ressaltar que essas duas visões são complementares. Ambas têm algo a contribuir com o planejamento, portanto, não são excludentes.
Mas, como descobrir qual a estratégia competitiva da sua organização?
Existem dois caminhos possíveis para isso:
  1. O caminho complexo
  2. O caminho reflexivo

Caminho Complexo

Em um mundo ideal, as empresas fariam uma investigação estratégica profunda. Mas, isso demandaria um certo tempo e investimento que nem todas as empresas estão dispostas ou possuem condições de fazer.

Caminho Reflexivo

Outra forma de descobrir qual a sua estratégia competitiva é utilizar modelos existentes no mercado, como as Estratégias Genéricas de Porter e a Tipologia Estratégica de Miles & Snow. Os dois ajudam a pensar sobre o planejamento, mas como são abordagens diferentes podem trazer conclusões diferentes. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas?

Estratégias Genéricas de Porter

Michael Porter elenca três estratégias genéricas: custo totaldiferenciação e enfoque.
  1. Custo Total: é quando uma empresa compete pelo preço baixo no mercado.
  2. Diferenciação: é quando uma empresa compete pela produção de serviços ou produtos exclusivos e únicos.
  3. Enfoque: é quando uma empresa compete por um nicho ou demanda específica.
E aí, conseguiu reconhecer a sua empresa em alguma dessas estratégias? Vale dizer que não existe uma estratégia melhor ou pior, apenas a opção que a organização fez. Todas as estratégias estão sujeitas a riscos, como imitação pelos concorrentes e mudanças tecnológicas.
Agora vamos ao segundo modelo:

Tipologia Estratégica de Miles & Snow

Para Miles e Snow existem quatro tipos de estratégias competitivas: defensivaprospectoraanalítica e reativa.
  1. Defensiva: organizações que focam em ser as melhores em um mercado único.
  2. Prospectora: organizações que focam em desbravar novos mercados e procurar por inovações.
  3. Analítica: organizações que operam em mercados dinâmicos e estáveis.
  4. Reativa: organizações que apenas reagem às pressões externas. Não é exatamente um tipo de estratégia.
Identificou em qual desses perfis competitivos a sua organização se encaixa? Entenda melhor o que isso significa lendo nosso artigo sobre estratégias competitivas.
Quando você faz um planejamento alinhado com a missão e a visão da empresa e envolvendo todas as pessoas, existem mais chances de colher bons frutos no futuro. Por outro lado, se você não tomar o cuidado necessário o planejamento estratégico pode comprometer todo o funcionamento da empresa.

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