Aqui no blog, nós já demos dicas para quem quer fazer um plano de negócios, um planejamento estratégico e um planejamento de vendas. Hoje, nós queremos ajudar as pessoas que estão traçando sua estratégia de marketing.
Você vai ver o que precisa ser feito para traçar uma estratégia de sucesso. Além disso, vamos mostrar como a pesquisa de mercado pode te ajudar a definir seus objetivos e seu plano de ações de marketing.
Veja o que você vai aprender neste post:
- Características de uma estratégia de marketing infalível
- Objetivos de marketing
- Exemplos de estratégia de marketing
- Tipos de pesquisa de mercado para sua estratégia de marketing
- Como garantir a execução das suas ações de marketing
- Metas e indicadores para monitorar sua estratégia de marketing
Características de uma estratégia de marketing infalível
Uma boa estratégia de marketing precisa ter objetivos bem definidos, a estratégia em si para alcançar esses objetivos, as ações, as metas e os indicadores de monitoramento dessas ações.
Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo:
- Objetivo: transformar a marca em uma referência no mercado
- Estratégia: desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para ampliar a autoridade da marca
- Ações: criar um blog da marca
- Meta: alcançar 10.000 visitas por mês no blog em 3 meses
- Indicadores: número de visitantes no blog
Agora, vamos explicar mais claramente cada um dos itens acima:
Objetivos de marketing
O primeiro passo para qualquer estratégia é definir seus objetivos. Você pode estar traçando sua estratégia de marketing para o próximo mês, trimestre, semestre ou ano. Não importa a periodicidade, comece se perguntando: Quais são os objetivos que eu quero alcançar neste intervalo de tempo?
Documente os seus objetivos estratégicos. Pode ser uma simples lista com os objetivos escritos de forma clara e sucinta. O importante é que você possa consultá-los com facilidade a qualquer momento, para que você sempre tenha o foco de onde quer chegar.
Lembre-se que há uma infinidade de objetivos possíveis. Mas não adianta colocar 30 objetivos na sua estratégia, se você sabe que não vai ter tempo para executar todos. Por isso, coloque apenas os objetivos que você considera que serão as prioridades do time de marketing.
FONTE: https://blog.opinionbox.com/estrategia-de-marketing/